Instalação Gentoo – Sistema base

Seguindo o Handbook, agora é selecionar os mirrors (gosto da UFPR), informações de DNS, montar /proc e /dev e finalmente fazer o chroot.

Nisso foi simplemente seguir o handbook.

Atualizando o portage, apareceram duas mensagens novas (eselect news {list|read}). Uma sobre o Python 3.1 e a outra sobre o uso de –as-needed. Como minha instalação é nova, nenhuma se aplica à mim.

Escolha de profile:
Meu sistema não vai ter kde nem gnome (ainda estou na dúvida entre XFCE e Enlightenment). Por isso escolhi default/linux/amd64/10.0/desktop.
Também vou ter multilib (ainda tá difícil ter um sistema puro 64).

Uma coisa que vale a pena lembrar: “Note: The developer subprofile is specifically for Gentoo Linux development tasks. It is not meant to help set up general development environments.” (retirado do Handbook).

USEFLAGS: por enquanto só botei -gnome e -kde pra evitar pegar coisas sem querer.

Locales:
en_US.UTF-8 UTF-8
pt_BR.UTF-8 UTF-8

 

fstab:

Aqui só fiz as substituições básicas de /BOOT (sda5), /ROOT (sda6), /SWAP (sda7)

Ainda falta uma coisa importante, meus arquivos que estão na sda3. Mas isso vai ficar pra depois, porque não é necessário pra bootar =)

Mudei o nome do meu computador. Não coloquei domínio. No Handbook tinha um comentário dizendo pra remover algo de um arquivo pra remover o “.(none)” de “welcome to $localhost.(none)”. Mas como não lembro de ter feito isso, não vou fazer. Se aparecer, depois faço um post de tweaks pós-instalação.

/etc/conf.d/rc.conf:
Não achei necessário mudar nada no /etc/rc.conf

/etc/conf.d/keymaps:
keymap=br-abnt2 (só pra fazer funcionar, depois posto minhas configurações de verdade)

/etc/conf.d/hwclock:
clock=”local” (windows…)

Deixe um comentário

