Instalação Gentoo – Interface Gráfica

Agora que o sistema tá bootando. É hora de instalar a interface gráfica =)

Primeiro, vou instalar o Xorg. Vou seguir http://www.gentoo.org/doc/en/xorg-config.xml

Foi necessário instalar os drivers proprietários da AMD. Só precisei adicionar “fglrx” na variável VIDEO_CARDS no /etc/make.conf e instalar ati-drivers. Como foi dito em http://www.gentoo.org/doc/en/xorg-config.xml

O que achei curioso (pra não dizer uma bosta) é que esse driver depende do qt, gtk e cups. Não faço a mínima ideia do porquê. Talvez ele tenha uma interface de configuração, como no windows. Enfim, modularidade ftw.

Depois de fazer isso, descobri que tinha que ter que adicionado o firmware da AMD no kernel. Não consegui perceber pelo tutorial que eu tinha que inserir os caminhos ali no menu. Os binários necessários pra HD 6850 são radeon/BARTS_mc.bin radeon/BARTS_me.bin radeon/BARTS_pfp.bin radeon/BTC_rlc.bin. Não esquecer de botar o caminho da raiz dos firmwares (/lib/firmware).

 

Depois de tudo isso, quase tudo funcionou. Fui tentar ver um vídeo com o vlc e meu X morria. Acontece que o meu vlc tava compilado com a useflag xv (“Adds in optional support for the Xvideo extension (an X API for video playback)”) mas o driver da AMD não se dá muito bem com isso (way to go!) e trava a bagaça toda. Compilei o vlc com -xv e funcionou =)

 

Instalei xfce e funcionou tudo out-of-the-box (inclusive transparências e o mouse). A única coisa é que não consigo configurar os botões laterais, mas como já configurei no windows, ele salva numa memória interna.

 

Uma imagem final pode ser vista em http://www.gentoo.org/main/en/shots.xml (é do meu notebook, mas os dois são iguais =x ). E sim, foi só pra dizer que fiquei em terceiro lugar =)

Anúncios

2 Respostas to “Instalação Gentoo – Interface Gráfica”

  1. RAMON DOS SANTOS RODRIGUES ... Says:

    Qaundo tento o comando emerge -av xorg-x11 ou emerge -av xorg-server

    é listado vários pacotes para serem baixados! Não tem uma forma de instalar tudo de uma só vez não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: